Estudantes de Administração Pública da UNESP Araraquara colaboram com o CIAP na descrição de programas e políticas municipais



Ao longo do segundo semestre de 2025, os alunos de graduação em Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras - Câmpus de Araraquara (FCLAr/UNESP) mergulharam em um desafio prático: documentar a realidade das políticas públicas locais sob uma perspectiva técnica e baseada em evidências. Sob a coordenação da Profa. Dra. Marina Kolland Dantas, que também integra como pesquisadora as atividades do GPublic/IEA, a disciplina Gestão Local de Políticas Públicas promoveu uma iniciativa de mapeamento que agora integra o Repositório do Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (CIAP): https://ciap.org.br/tecnologias/repositorio-de-programas-publicos-e-projetos-do-terceiro-setor

Metodologia e Conexão com a Prática

Utilizando a Metodologia de Descrição de Programas Públicos, os estudantes foram divididos em grupos para selecionar e analisar políticas implementadas por municípios em diversos setores, como: cultura, igualdade racial, meio ambiente e assistência social.

Um diferencial da atividade foi a exigência de validação dos dados com os gestores e técnicos responsáveis pela implementação das iniciativas nas Prefeituras. Esse intercâmbio permitiu que os alunos aplicassem as teorias discutidas em sala de aula em casos reais, trocando experiências com diferentes profissionais.

WhatsApp Image 2026 02 02 at 09.46.04 1

Impacto e Continuidade

As atividades culminaram em uma série de apresentações realizadas no final de novembro de 2025, nas quais os relatórios descritivos foram expostos e discutidos. O material produzido contribui diretamente para alimentar o conjunto de evidências para o projeto ChatPP (Assistente de Inteligência Artificial para Políticas Pública) do CIAP, que utiliza inteligência artificial para apoiar a gestão pública brasileira.

Para a Profa. Marina, a importância da atividade reside na “capacidade de transformar a sala de aula em um espaço de produção de conhecimento útil para a sociedade”, complementarmente, ela destaca que “é interessante para os alunos contribuir diretamente com uma proposta maior e extremamente relevante do CIAP de documentação qualificada do trabalho diário e, em alguns casos, pouco reconhecido das Prefeituras”.

Diante dessa experiência inicial, o plano agora é dar continuidade ao projeto, transformando os resultados em um caso de ensino estruturado. O objetivo é propor melhorias contínuas na coleta de dados e difundir a proposta para que a metodologia possa ser replicada em outras disciplinas e Universidades, ampliando a rede de colaboração do CIAP, de modo a fortalecer os vínculos entre a academia e a gestão pública municipal.