O Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (CIAP) realizou, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a etapa de Teresina da Oficina de Metodologia de Descrição de Programas Públicos. O evento, voltado a gestores e profissionais, ocorreu no dia 11 de novembro de 2025, no Campus de Teresina da UFPI, e focou em potencializar e documentar iniciativas inovadoras municipais.
A oficina foi coordenada pelos professores Prof. Dr. Vicente Ferreira, Prof. Dr. Paulo Jannuzzi e Profa. Dra. Cláudia Passador. A metodologia central utilizada foi a de Mapas de Processos e Resultados (MaPR), um roteiro prático e eficaz que visa sistematizar dados e informações essenciais sobre políticas e programas públicos.

A relevância da oficina reside na sua capacidade de aprimorar a gestão estadual e municipal. Ao final do processo, as equipes participantes foram capacitadas a elaborar um documento descritivo completo de um programa, contemplando detalhadamente seus objetivos, público-alvo, recursos, atividades, produtos, resultados e impactos esperados. Esta metodologia não só fortalece a documentação e gestão de programas, como também contribui para o fortalecimento de uma rede de conhecimento sobre inovações municipais. Os participantes, além de uma imersão presencial, receberão acompanhamento pós-oficina online para aprimoramento do documento descritivo.