Membros do Ciap Participam da X Semana de Estatística da UFMT com Debates sobre IA e Políticas Públicas

O Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (CIAP) teve seus membros em destaque na X Semana de Estatística (SEMEST) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), um evento que celebrou o tema “Estatística e Ciência de Dados: campos de atuação e aplicações”.

Em um momento em que os dados e a inteligência artificial (IA) redefinem o papel da estatística em todas as esferas sociais – da pesquisa acadêmica ao planejamento urbano e monitoramento empresarial – as contribuições dos pesquisadores do CIAP trouxeram reflexões essenciais para a comunidade.

Evidências, Políticas Públicas e IA

O Prof. Dr. Paulo Martino Jannuzzi, diretor do CIAP, palestrou sobre o tema “Evidências e Políticas Públicas em Tempos de IA”.

Em sua apresentação, o Prof. Jannuzzi abordou como a explosão de dados e as novas ferramentas de Inteligência Artificial estão transformando os processos de avaliação e a formulação de políticas públicas. A palestra ressaltou a necessidade de incorporar o rigor estatístico e a análise de evidências no uso da IA para garantir que as decisões governamentais sejam justas, eficazes e focadas em resultados e impactos sociais.

IA Generativa e o Futuro do Trabalho

Dando continuidade ao debate sobre o impacto da tecnologia na sociedade, o membro do CIAP Hugo Braghetto apresentou o tema “Inteligência Artificial Generativa e a Recomposição do Trabalho: Quem Está Exposto?”.

A palestra de Braghetto mergulhou nas implicações da IA Generativa no mercado de trabalho. O pesquisador analisou a exposição de diferentes setores e profissões a esta tecnologia disruptiva, contribuindo para uma discussão crítica sobre a preparação da força de trabalho para os desafios e as oportunidades emergentes da nova era digital.

SEMEST: Um Espaço de Formação Crítica

A SEMEST, evento acadêmico anual da UFMT que visa reunir pesquisadores, profissionais e estudantes de Estatística, cumpriu seu papel de promover o contato direto com especialistas e ampliar a compreensão sobre as múltiplas aplicações da área.

A participação de membros do CIAP, em um evento que constitui para muitos estudantes a primeira experiência acadêmica da área, reforça o compromisso do Ciap em levar o debate sobre a Inteligência Artificial, suas ferramentas e seus impactos para além das fronteiras e áreas de conhecimento, promovendo a formação crítica dos futuros profissionais diante dos problemas do nosso tempo.

Rolar para cima