Habitação e Saneamento Básico no PPA: Conteúdo Completo Disponível
Em 16 de abril de 2025, foi realizada a masterclass online “Habitação e Saneamento Básico no PPA – Normativas Básicas e Questões-Chave”, uma iniciativa voltada para a qualificação de gestores e profissionais do serviço público. O evento contou com a moderação de Danielly Estevam (UFG) e com a apresentação da Profa. Karla Alcione Cruvinel, especialista em engenharia ambiental e sanitária, que abordou as normativas fundamentais e questões essenciais para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) no planejamento governamental.
Na Masterclass Habitação e Saneamento Básico no PPA, a professora Carla Cruvinel contextualizou a crescente urbanização e o direito à moradia, detalhou os quatro componentes do saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana), apresentou dados críticos sobre o acesso e tratamento de água e esgoto no Brasil, alertou para os desafios de infraestrutura e a necessidade de cumprir o ODS 6 (água potável e saneamento), e enfatizou a importância do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e de boas práticas para um planejamento eficaz e alinhado com as necessidades da população.
A masterclass integra a trilha “Aprimorando o Planejamento Municipal”, desenvolvida pelo CIAR/UFG no âmbito do projeto Inteligência Artificial e Políticas Públicas – uma parceria entre Cepasp/UFG, Nepp/Unicamp e Ence/IBGE. Essa iniciativa visa fortalecer a capacidade de planejamento no nível municipal, abrangendo diversas áreas setoriais das políticas públicas, como Habitação, Educação, Economia e Saúde. Dessa forma, o projeto reforça o compromisso do CIAP com o desenvolvimento municipal, capacitando profissionais que desempenham um papel estratégico na administração pública.
O vídeo completo da masterclass pode ser acessado no canal do CIAR/UFG no YouTube, oferecendo a oportunidade de revisitar as discussões e insights apresentados durante o evento.