Convênio entre UFG, Funape e Fapeg impulsiona ações do CIAP
Foi celebrado na manhã desta quinta-feira (31/10), um convênio entre a UFG, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da UFG (Funape) para implementação de ações para melhoria da gestão de políticas públicas nos 246 municípios goianos através do Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (CIAP).
Os objetivos dessa parceria incluem a produção de pesquisas, a oferta de cursos e materiais para capacitação de gestores e profissionais do setor público, além do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas baseadas em inteligência artificial. Também será realizada a curadoria de acervos do CIAP, para aprimorar o planejamento, a implementação e a gestão de programas e serviços públicos nos municípios goianos.
O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, agradeceu pelo apoio da Fapeg e destacou a relevância da Fundação. “A Fapeg busca boas iniciativas e as apoia. Ficamos felizes com essa parceria”, disse. O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, reafirmou o compromisso com a UFG, detalhou o funcionamento do projeto e ressaltou seu impacto especialmente nos municípios menores, que por vezes enfrentam a falta de serviços públicos adequados.
O diretor do CIAP, Paulo Jannuzzi, falou sobre as melhorias que poderão ser observadas nas cidades goianas a partir do uso da ferramenta em questão e destacou o trabalho que é feito pela equipe do Centro para que ele funcione da melhor maneira. A diretora-executiva da Funape, Sandramara Matias destacou a importância da parceria e o quanto ela será próspera para todos os envolvidos, assim como para o estado de Goiás como um todo.