CIAP apresenta documento final elaborado por servidores municipais de Campinas durante a Oficina de Metodologia de Descrição de Programas Públicos

A oficina, realizada pelo NEPP, apresentou metodologias de descrição de programas públicos e projetos sociais, com foco na técnica de Mapa de Processos e Resultados

Participantes da apresentação dos mapas de processos de programas municipais. Cada secretaria teve até 15 minutos para apresentar seu material. Foto: Juliana Boldrin

Ocorreu na última segunda-feira (15/4), no Plenarinho da Prefeitura Municipal de Campinas, a entrega do documento final produzido na Oficina de Metodologia de Descrição de Programas Públicos. O evento, realizado das 10 às 12 horas, teve como objetivo apresentar os mapas de processos de alguns dos programas municipais elaborados por servidores da prefeitura, atividade realizada durante a oficina no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp, nos dias 5 e 6 de fevereiro. Tal programação, por sua vez, foi coordenada pelo Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (CIAP). 

Para Kevin Damásio, pesquisador do NEPP, a parceria com a prefeitura de Campinas provou ser fundamental para o projeto de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (IAPP), parceria entre a Unicamp, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Os resultados concretos teriam sido percebidos durante o evento, a partir da entrega do Compêndio de Programas Selecionados e com a demonstração da inserção dos arquivos no ChatPP, ferramenta de inteligência artificial que busca apoiar a elaboração e gestão de Políticas Públicas no país. 

Na oficina, foram entregues outros produtos, como o Mapa de Processos e Resultados dos programas, o Documento Descritivo e outras ferramentas ideais para o trabalho dos servidores públicos. Damásio afirma que o evento ainda demonstrou o potencial de auxiliar na própria autoestima dos responsáveis.

“Como resultado não previsto, mas extremamente positivo, está a percepção de que as atividades aumentaram o reconhecimento do trabalho fundamental dos técnicos da prefeitura”, comenta o pesquisador. “Com a elaboração dos diversos materiais durante a oficina, os servidores confirmaram a centralidade de seus programas e a importância das entregas que realizam para a sociedade.

O futuro do projeto IAPP, por sua vez, pode prometer mais do que suas expectativas iniciais. Kevin expõe as demais possibilidades do serviço: “O IAPP caminha, nas próximas edições, para ser uma ferramenta positiva para a formação e qualificação dos quadros técnicos do setor público. Além de conhecer melhor as boas experiências de políticas públicas no âmbito municipal, poderá promover debates atualizados sobre o setor público, mobilizando conceitos e abordagens centrais da área.”

Nova oficina em abril

Os gestores e servidores municipais devem ficar atentos à próxima edição da oficina de Metodologia de Descrição de Programas Públicos, que ocorre no dia 29 de abril, no auditório da Faculdade de Economia (FACE) da UFG. O evento, coordenado pelos professores Paulo Jannuzzi e Elisabeth Ferrarezi, será trabalhado em dois períodos: das 8h20 às 12h30 e novamente à tarde, das 13h30 às 17h30.

No âmbito do projeto IAPP, a oficina busca apresentar metodologias de descrição de programas públicos e projetos sociais, com foco na técnica de Mapa de Processos e Resultados. O objetivo do evento é fazer com que os participantes produzam com êxito um documento descritivo abreviado a respeito de um programa ou projeto de seu interesse, que pode ser utilizado para divulgação pública ou demais fins dos planos de políticas públicas.

A inscrição pode ser feita por meio deste link. Só serão ofertadas 30 vagas. 

Confira também a matéria produzida pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas sobre o evento do dia 15

Rolar para cima