CIAP Comemora seu Primeiro Ano de Atividades

Evento conta com a presença de representantes da Universidade Federal de Goiás, Unicamp e IBGE

Fotos: Carlos Siqueira (SECOM/UFG)

O Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (CIAP) comemorou seu primeiro ano de atividades nesta segunda-feira (18/11), com um evento híbrido que reuniu estudantes, professores e autoridades no auditório do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A iniciativa tem se consolidado como um exemplo de colaboração interinstitucional voltada para a aplicação da inteligência artificial nas políticas públicas.

A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes figuras do cenário acadêmico e institucional. A Reitora da UFG, Profa. Dra. Angelita Pereira de Lima, destacou a relevância do CIAP ao afirmar que as ações do Centro devem impactar diretamente a execução das políticas públicas, chegando aos cidadãos e aos gestores responsáveis: “As boas práticas têm que sair do isolamento, da ação de um governo. Têm que ser uma política pública. Isso é fundamental para a gente.”

Reitora da UFG, Profa. Dra. Angelita Pereira de Lima.

O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, também se manifestou sobre a importância do CIAP, ressaltando o papel das universidades diante dos desafios econômicos, sociais e políticos do Brasil. “Nos cabe utilizar o estado da arte das tecnologias disponíveis e, a partir delas, encontrar soluções. O CIAP é um exemplo claro disso”, afirmou.

Vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho

O Reitor da Unicamp, Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles, destacou o momento de “profundas mudanças tecnológicas” e a importância do CIAP para a aceleração dessas transformações, afirmando que a iniciativa abre “possibilidades imensas” para o futuro.

Reitor da Unicamp, Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles

Durante o evento, o chefe de gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Henrique Troncoso, representou o presidente da Fundação, Marcos Arriel, e falou sobre a parceria estratégica com a UFG. A diretora-executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape), Profa. Dra. Sandramara Matias, também ressaltou a continuidade do apoio da Funape às parcerias em andamento.

Chefe de gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Henrique Troncoso.

O evento também contou com a participação da Dra. Cristina Shimoda (SETAD/MCTI), que apresentou o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), destacando como a iniciativa se alinha às estratégias nacionais de tecnologia e inovação, e reforçando a importância da colaboração entre os diversos setores para a implementação eficaz da inteligência artificial nas políticas públicas.

Dra. Cristina Shimoda (SETAD/MCTI)

Além das autoridades acadêmicas, o evento contou com a presença de representantes da sociedade, como o prefeito da Cidade de Goiás, Aderson Gouvea, que também participou das comemorações.

Prefeito da Cidade de Goiás, Aderson Gouvea.

Este evento de celebração não apenas marcou o aniversário do CIAP, mas também reafirmou seu compromisso com o uso da inteligência artificial para a construção de políticas públicas mais eficazes e inovadoras. A troca de experiências entre as instituições envolvidas contribui para o fortalecimento do projeto e para o impacto positivo na sociedade.

Rolar para cima