CIAP e UFPI Promovem Oficina de Metodologia para Descrição de Programas Públicos em Teresina

O Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (CIAP) convida gestores públicos para participar da Oficina de Metodologia de Descrição de Programas Públicos. O evento gratuito, focado em potencializar e documentar iniciativas inovadoras municipais , será realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus de Teresina, no dia 11 de novembro de 2025.

Veja também: A oficina também ocorrerá em Picos/Piauí, no dia 13 de novembro de 2025.

Oportunidade com a Metodologia MaPR

A oficina utilizará a metodologia de Mapas de Processos e Resultados (MaPR), um roteiro prático e eficaz para sistematizar informações essenciais sobre políticas públicas municipais. Ao final do processo, as equipes participantes deverão ter elaborado um documento descritivo completo de um programa municipal, que detalhará:

• Objetivos e público-alvo;
• Recursos e atividades;
• Produtos, resultados e impactos esperados.

A participação no evento é vista como uma forma de adquirir competências em documentação e gestão de programas públicos, além de contribuir para o fortalecimento de uma rede de conhecimento sobre inovações municipais.

Formato e Confirmação de Presença

A oficina ocorrerá em dois momentos:

1. Oficina presencial (11 de novembro): Um dia de imersão na metodologia, com suporte direto de monitores especializados.
2. Acompanhamento pós-oficina: Suporte online para aprimoramento do documento descritivo.

Os participantes receberão certificado.

As vagas são limitadas! Para confirmar a sua participação, é necessário preencher o forms: https://forms.gle/J6ASoXm2jRPmSjYX6

Realização e Coordenação

O CIAP (Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas) realiza a oficina em parceria com diversas instituições , e sua execução e suporte contam com a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás.

A coordenação da Oficina é dos professores Prof. Dr. Vicente Ferreira, Prof. Dr. Paulo Jannuzzi e Profa. Cláudia Passador.

Rolar para cima