CIAP Lança Plataforma de Gestão do Conhecimento para os programas PROAD SUS, Pronas e Pronon
Brasília, 20 de Outubro de 2025
O Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (CIAP), em parceria com o Departamento de Cooperação Técnica (DECOP) do Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Goiás (UFG), apresentou, durante o 2º Seminário Anual de Avaliação de Projetos do PROAD SUS, uma plataforma inovadora de Gestão do Conhecimento. O objetivo é fortalecer o monitoramento, a avaliação e o processo decisório no âmbito dos programas de desenvolvimento institucional do Sistema Único de Saúde (SUS), como o PROAD SUS, Pronas e Pronon.
O Professor Vicente Ferreira, Diretor Adjunto do CIAP, participou da mesa “Monitoramento e avaliação no Proad SUS, resultados das parcerias DECOP e instituições de ensino” e detalhou a estrutura e a relevância da nova ferramenta. Ele ressaltou que a plataforma permitirá aos gestores e parceiros do SUS “manusear e buscar efetivamente o que interessa para o processo de tomada de decisão no dia a dia pelo DECOP e pelos demais públicos interessados no desenvolvimento do SUS.”

Estrutura e Potencial da Plataforma
A plataforma, lançada em primeira versão durante o evento, visa ser um repositório de dados de projetos e produção científica, utilizando ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para apoiar a gestão. O sistema conta com a integração de dados e duas ferramentas de Inteligência Artificial para processamento de informações qualitativas e quantitativas.
Prof. Vicente Ferreira enfatizou que a iniciativa busca transformar o vasto conhecimento gerado pelos projetos em inteligência institucional. Ele destacou que a gestão do conhecimento requer a sistematização e a disseminação de informações.
“Para fazer a disseminação desse conhecimento, o que mudou de lá para cá é que hoje, para falar de gestão do conhecimento, é impossível não falar de tecnologia ou deixar de usar essas novas tecnologias que nos permitem agilizar a organização, a estruturação de dados e evidências e, obviamente, a disseminação.” explicou o professor.
Da Gestão do Conhecimento à Decisão Estratégica
A gestão do conhecimento e a integração de informações são desafios para o SUS e foram temas centrais durante o 2º Seminário Anual de Avaliação de Projetos do PROAD SUS. De forma que, o Gerente de Ações Integradas dos Hospitais Proad SUS, Rogério Kelian, parabenizou a iniciativa, reforçando que é “muito importante conhecer as iniciativas da UFG” e que o trabalho da equipe é “fantástico”.
O Professor Vicente Ferreira expressou o desejo de que a plataforma se torne um ativo estratégico e colaborativo para todos os envolvidos no PROAD SUS.
Ele concluiu que a plataforma permitirá que o conhecimento acumulado apoie a tomada de decisão em novos projetos, evitando a sobreposição de esforços e direcionando o desenvolvimento institucional do SUS de forma mais eficaz. O objetivo final é ter um processo automatizado de atualização e disseminação de informações.

A equipe do CIAP reitera o compromisso com o Ministério da Saúde em aprimorar o processo de Gestão do Conhecimento, tornando a ciência e as evidências dos projetos de cooperação acessíveis e aplicáveis ao desenvolvimento institucional e ao fortalecimento do SUS.
